
Queda na AWS afeta internet global com milhares de serviços no Brasil
O problema foi causado por uma falha em um gateway regional na Costa Leste dos Estados Unidos
Com informações do Tecmundo - A internet mundial enfrentou uma manhã caótica nesta segunda-feira (20) após uma grande queda na Amazon Web Services (AWS), a principal plataforma de computação em nuvem do mundo. O problema afetou centenas de serviços e empresas, incluindo o Mercado Livre, jogos como Fortnite, plataformas como Alexa, Coinbase e até companhias aéreas como a Delta e a United Airlines.
Conforme a própria AWS, o incidente teve origem em uma falha nos servidores da região US-EAST-1, que concentra parte da infraestrutura usada por empresas em todo o mundo. Embora os primeiros sinais de recuperação tenham sido observados por volta das 7h (horário de Brasília), muitos serviços ainda registravam instabilidade, segundo o Down Detector.
O problema relembra outras falhas de larga escala — como a pane do software CrowdStrike em 2024, mostrando a dependência global da infraestrutura da Amazon, que responde por cerca de um terço de todo o mercado de computação em nuvem.
Empresas de diferentes setores — de redes sociais a fintechs e companhias aéreas — dependem da AWS para manter seus sistemas no ar. Qualquer interrupção nos servidores pode causar uma reação em cadeia, derrubando serviços populares e essenciais no mundo todo.
Segundo a companhia, a instabilidade afetou cerca de 500 empresas no mundo todo, levando a picos de reclamações em plataformas como o DownDetector. Para o consumidor final, não resta outra opção a não ser esperar os serviços se estabilizarem.
“No Brasil tivemos fintechs como o PicPay, Mercado Livre, Mercado Pago, YouTube. Mas a maior parte dos aplicativos afetados foram do mercado americano".
O especialista acrescentou ainda que esse tipo de falha “não poderia ocorrer”, já que a infraestrutura de nuvem tem como um dos principais requisitos a “confiabilidade e disponibilidade”.
Entre os serviços de comunicação e redes sociais afetados estavam o Snapchat, o Signal e o Reddit, que liderou em reclamações no DownDetector. Plataformas de e-commerce e delivery, como o Mercado Livre e até o aplicativo da McDonald’s também apresentaram falhas.
Já no setor financeiro, corretoras e apps de investimento como Coinbase e Robinhood relataram instabilidade, assim como a startup de IA Perplexity e serviços de pagamento como o Venmo.
Além das plataformas de consumo, grandes empresas e setores críticos também foram afetados. Aplicativos de videoconferência como o Zoom e o Slack apresentaram falhas, impactando reuniões corporativas em diversos países, enquanto plataformas de trabalho como o Canva ficaram instáveis.
Nos Estados Unidos, companhias aéreas como a Delta Air Lines e a United Airlines enfrentaram problemas de acesso a sistemas de check-in e reservas, dificultando o atendimento a passageiros e atrasando voos em algumas localidades.
Os servidores da AWS começaram a retornar à operação normal de maneira gradativa. Ao consultar o site de status da AWS, somente dois serviços na América do Sul continuavam com problemas por volta das 12h30: Amazon Chime (de videoconferência) e Amazon CloudFront (que entrega conteúdos de sites e mais).
Em outras regiões, como a América do Norte, outros serviços continuavam sofrendo algum tipo de impacto.
Em comunicado oficial, a AWS informou que o problema foi causado por uma falha em um gateway regional na Costa Leste dos Estados Unidos. A empresa afirmou estar trabalhando em “múltiplos caminhos paralelos” para acelerar a recuperação e que “a maioria das solicitações já está sendo processada com sucesso”.
A Amazon também mencionou que continua monitorando uma fila de requisições pendentes e que os serviços “devem retornar ao normal nas próximas horas”. Até o momento, a empresa não confirmou oficialmente a causa raiz da falha.
Procuradas por agências internacionais como a Reuters, AWS e Amazon não responderam aos pedidos de comentário adicionais.
Os serviços da Cajamar NET permaneceram sempre operantes sem impactos, uma vez que a Cajamar NET utiliza Data Centers em São Paulo sem vínculo com a Amazon.